quinta-feira, 25 de abril de 2013

TESTEMUNHA DE JEOVÁ

Testemunhas de Jeová — Quem somos nós?

Mesmo vindo de centenas de grupos étnicos e falando centenas de idiomas, somos unidos pelos mesmos objetivos. Acima de tudo, queremos honrar a Jeová, o Deus da Bíblia e o Criador de todas as coisas. Fazemos o nosso melhor para imitar a Jesus Cristo e temos orgulho de ser chamados cristãos. Todos nós dedicamos tempo à obra de ensinar as pessoas sobre a Bíblia e o Reino de Deus. Visto que damos testemunho, ou falamos, sobre Jeová Deus e seu Reino, somos conhecidos como Testemunhas de Jeová.

Testemunhas de Jeová pregando
Testemunhas de Jeová pregando

Por que vocês usam o nome Testemunhas de Jeová?

Segundo a Bíblia, Jeová é o nome de Deus. (Êxodo 6:3; Salmo 83:18) Uma testemunha é alguém que declara publicamente conceitos ou verdades dos quais tem certeza.
Assim, o nome Testemunhas de Jeová nos identifica como um grupo de cristãos que declaram a verdade sobre Jeová, o Criador de todas as coisas. (Revelação [Apocalipse] 4:11) Nós damos testemunho às pessoas por nosso modo de viver e por lhes falar sobre as coisas que aprendemos na Bíblia. — Isaías 43:10-12; 1 Pedro 2:12

Alguém lendo a Bíblia

Em que as Testemunhas de Jeová acreditam?

As crenças das Testemunhas de Jeová não são nenhum segredo, pois suas publicações estão disponíveis em centenas de idiomas. Segue um resumo de algumas de suas principais doutrinas.

1. A Bíblia

As Testemunhas de Jeová acreditam que “toda a Escritura é inspirada por Deus”. (2 Timóteo 3:16) Jason D. BeDuhn, professor adjunto de estudos religiosos, escreveu: “[As Testemunhas de Jeová formaram] seu conjunto de crenças e práticas com base na Bíblia, sem ideias preconcebidas sobre o que ela deveria dizer.” Elas harmonizam suas crenças com o que a Bíblia diz; não a interpretam de acordo com suas preferências. Ao mesmo tempo, reconhecem que nem tudo na Bíblia deve ser entendido ao pé da letra. Por exemplo, os sete dias da criação são figurados, ou seja, referem-se a longos períodos de tempo. — Gênesis 1:31; 2:4.

2. O Criador

O Deus verdadeiro escolheu para si um nome — Jeová (ou Javé, como usado na tradução católica Pastoral e a forma preferida de alguns eruditos modernos). * Esse nome o diferencia dos deuses falsos. (Salmo 83:18) A forma hebraica do nome divino aparece cerca de 7 mil vezes no texto original das Escrituras. Destacando a importância desse nome, Jesus disse em sua oração modelo: “Santificado seja o vosso nome.” (Mateus 6:9, Centro Bíblico Católico) Deus exige adoração exclusiva, e com toda razão. Por isso, as Testemunhas de Jeová não usam ícones ou imagens em sua adoração. — 1 João 5:21.
Jesus Cristo
“O Pai é maior do que eu.” — João 14:28

3. Jesus Cristo

Ele é o Salvador, “o Filho de Deus” e “o primogênito de toda a criação”. (João 1:34; Colossenses 1:15; Atos 5:31) Por ter sido criado, Jesus não faz parte de uma trindade. Ele disse: “O Pai é maior do que eu.” (João 14:28) Jesus viveu no céu antes de vir à Terra e, depois de sua morte sacrificial  e ressurreição, voltou para o céu. Ele disse também: “Ninguém vem ao Pai senão por mim.” — João 14:6.

4. O Reino de Deus

Esse é um governo celestial composto por um Rei — Jesus Cristo — e 144 mil homens e mulheres “comprados da terra” que reinarão com ele no céu. (Revelação [Apocalipse] 5:9, 10; 14:1, 3, 4; Daniel 2:44; 7:13, 14) Eles governarão a Terra, que ficará livre de toda a maldade e será habitada por muitos milhões de humanos tementes a Deus. — Provérbios 2:21, 22.

5. A Terra

Eclesiastes 1:4 diz: “A terra permanece para sempre.” (Nova Versão Internacional) Após a destruição dos maus, a Terra será transformada num paraíso e pessoas justas a habitarão para sempre. (Salmo 37:10, 11, 29) Dessa forma, as palavras de Jesus em oração “seja feita a vossa vontade . . . na terra” serão cumpridas. — Mateus 6:10, CBC.

6. Profecias bíblicas

“Deus . . . não pode mentir.” (Tito 1:2) De fato, o que ele prediz sempre se cumpre, incluindo as profecias bíblicas sobre o fim do mundo atual. (Isaías 55:11; Mateus 24:3-14) Quem sobreviverá a essa destruição? “Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”, diz 1 João 2:17.

7. Autoridades governamentais

“Pagai . . . a César as coisas de César, mas a Deus as coisas de Deus”, disse Jesus. (Marcos 12:17) Em harmonia com essa ordem, as Testemunhas de Jeová obedecem às leis do país desde que não entrem em conflito com as leis de Deus. — Atos 5:29; Romanos 13:1-3.
Duas mulheres conversando sobre a Bíblia
“Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” — Mateus 24:14

8. Pregação

Jesus predisse que as “boas novas do reino” seriam pregadas em toda a Terra antes de vir o fim deste mundo. (Mateus 24:14) Para as Testemunhas de Jeová é uma grande honra participar nessa obra que salva vidas. É claro que cabe a cada pessoa decidir se quer ouvir ou não. A Bíblia diz: “Quem quiser tome de graça a água da vida.” — Revelação 22:17.

9. Batismo

As Testemunhas de Jeová batizam apenas pessoas que, depois de obterem um bom conhecimento da Bíblia, expressam o desejo de servir a Deus como suas testemunhas. (Hebreus 12:1) Elas simbolizam sua dedicação a Deus por meio da imersão em água. — Mateus 3:13, 16; 28:19.

10. Distinção entre clérigos e leigos

“Todos vós sois irmãos”, disse Jesus a seus seguidores. (Mateus 23:8) Os primeiros cristãos, incluindo os escritores da Bíblia, não tinham uma classe clerical. As Testemunhas de Jeová seguem esse modelo bíblico.

Por que vocês não comemoram o Natal?

Alguns conceitos equivocados

Mito: As Testemunhas de Jeová não comemoram o Natal porque não acreditam em Jesus.
Fato: Nós somos cristãos. Acreditamos que a salvação só é possível por meio de Jesus Cristo. — Atos 4:12.
Mito: Por ensinarem seus adeptos a não comemorar o Natal, vocês acabam dividindo famílias.
Fato: Nós nos preocupamos muito com as famílias e usamos a Bíblia para ajudá-las a ser mais unidas.
Mito: Vocês acabam perdendo o “espírito natalino” de generosidade, paz na Terra e boa vontade.
Fato: Nós nos esforçamos para ser generosos e pacíficos o ano inteiro. (Provérbios 11:25; Romanos 12:18) Por exemplo, realizamos nossas reuniões e nossa pregação em harmonia com a instrução de Jesus: “De graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:8) Além disso, dirigimos atenção para o Reino de Deus como a única esperança de paz na Terra. — Mateus 10:7.

Por que vocês não comemoram a Páscoa?

Alguns conceitos equivocados

Mito: As Testemunhas de Jeová não comemoram a Páscoa porque não são cristãs.
Fato: Nós acreditamos que Jesus Cristo é nosso Salvador e fazemos nosso melhor para ‘seguir de perto os seus passos’. — 1 Pedro 2:21; Lucas 2:11.
Mito: Vocês não acreditam que Jesus foi ressuscitado.
Fato: Nós acreditamos na ressurreição de Jesus; nós a consideramos uma doutrina básica da fé cristã e damos destaque a ela em nossa pregação. — 1 Coríntios 15:3, 4, 12-15.
Mito: Seus filhos perdem toda a diversão da época da Páscoa, e vocês nem se importam com isso.
Fato: Nós amamos nossos filhos e fazemos de tudo para educá-los e ajudá-los a ser felizes. — Tito 2:4.

Por que vocês não aceitam transfusão de sangue?

Alguns conceitos equivocados

Mito: As Testemunhas de Jeová não usam remédios nem aceitam tratamentos médicos.
Fato: Nós procuramos para nós e nossa família o melhor tratamento médico possível. Quando ficamos doentes, consultamos médicos com experiência em realizar tratamentos e cirurgias sem sangue. Reconhecemos os avanços que foram feitos no campo da medicina. De fato, os tratamentos sem sangue desenvolvidos para ajudar pacientes Testemunhas de Jeová agora são usados para beneficiar outros pacientes. Em muitos países, qualquer paciente pode escolher evitar os riscos decorrentes de transfusões, como doenças transmitidas pelo sangue, reações do sistema imunológico e erro humano.
Mito: As Testemunhas de Jeová acreditam que a fé pode curar doenças.
Fato: Nós não realizamos curas pela fé.
Mito: Evitar transfusões de sangue é muito caro.
Fato: Os tratamentos médicos sem sangue são economicamente viáveis. *
Mito: Muitas Testemunhas de Jeová, incluindo crianças, morrem todo ano por não aceitarem transfusão de sangue.
Fato: Essa afirmação não tem nenhuma base. É comum cirurgiões realizarem procedimentos complexos, como operações cardíacas, cirurgias ortopédicas e transplantes de órgãos, sem o uso de transfusões de sangue. * Os pacientes, incluindo crianças, que não recebem transfusão geralmente se recuperam tão bem quanto, ou até melhor, do que aqueles que aceitam transfusão. * De qualquer modo, ninguém pode dizer com certeza que um paciente vai morrer se recusar uma transfusão ou que vai sobreviver se aceitá-la.

Por que as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusão de sangue?

Isso é mais uma questão religiosa do que médica. Tanto o Velho como o Novo Testamento claramente nos ordenam a nos abster de sangue. (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29) Além disso, para Deus, o sangue representa a vida. (Levítico 17:14) Então, nós evitamos tomar sangue por qualquer via não só em obediência a Deus, mas também por respeito a ele como Dador da vida.

Os conceitos estão mudando

Cirurgias complexas podem ser realizadas com êxito sem o uso de transfusões de sangue
No passado, a comunidade médica costumava encarar as opções terapêuticas a transfusões de sangue como extremistas, ou até mesmo suicidas. Mas isso tem mudado nos últimos anos. Por exemplo, em 2004, um artigo publicado numa revista médica declarou que “muitas das técnicas desenvolvidas para pacientes Testemunhas de Jeová em breve se tornarão procedimentos-padrão”. * Um artigo na revista Heart, Lung and Circulation disse em 2010 que “a cirurgia sem sangue não deveria se limitar apenas às Testemunhas de Jeová, mas fazer parte integral da prática cirúrgica básica”.
Milhares de médicos em todo o mundo usam técnicas de conservação de sangue para realizar cirurgias complexas sem transfusão. Essas opções terapêuticas são usadas até mesmo em países em desenvolvimento e são solicitadas por muitos pacientes que não são Testemunhas de Jeová.

Nenhum comentário:

Postar um comentário