sexta-feira, 5 de abril de 2013

RESUMO SOBRE SEXUALIDADE SILVANA SABINO RA 6451320028


SEXUALIDADE EM SALA DE AULA: DISCURSOS ,DESEJOS E TEORIAS QUEER
Discursos sobre sexualidades: alunos, professores e politicas publicam.

Ainda que o tema das sexualidades seja cada vez mais debatido fora da escola, isso e um tabu em sala de aula,pelos menos nos discursos de professores .
A sexualidade no reino da vida privada, anulando suas percepções e consequências sociopolíticas e culturais. Na sala de aula, entram corpos que não têm desejos, que não pensam em sexo ou que são especialmente dessexua lizados para adentrar esse recinto.
Fomos educados a pensar sobre os alunos sem considerar sua raça, seu gênero e seu desejo.
Embora os professores as estejam apenas começando a perceber a relevância dos discursos escolares na construção da vida social, a escola é uma das agências principais de reprodução e organização das identidades sociais de forma de gênero, sexualidade e raça.
Embora tal naturalização esteja na contramão da vida social fora da escola que, cada vez mais, acentua a diferença entre outros, dos discursos globalizados que chegam pela a mídia e internet, trazendo a diferença para dentro de casa.
O professor havia acabado de solicitar que os meninos escrevessem uma carta para as meninas com base em uma história quetinham terminado de ler. A conversa privada entre dois meninos (Rico e Pepe) de 10 e 11 anos que no decorrer dessa tarefa solicitada pelo professor, os meninos em meio à conversa, começaram a cantar uma musica e fingem ou brincam de estar escrevendo,eles narram uma prática sexual imaginada na qual se envolveram com uma mulher.
Na construção da música de um projeto de masculinidade hegemônica o que se percebe nessa história é que meninos com tal idade já têm acesso a discurs 
UMA VISÃO DA LÓGICA MONOCULTURAL E DA LÓGICA MULTI;INTERCULTURAL
          
A lógica monocultural se associa a um modo de explicação da vida social (somos todos iguais, ou seja somos guiados por significados homogêneos que produzemuma única interpretação).
Por outro lado, a lógica multicultural opera na direlçao da heterogeneização e da diferança . Ressalta  a nossa construção social , naspráticas discursivas , sob as redes do poder.
Com as diferenças de  outras terras eo encontro de outros diferentes em outras partes do mundo, tem início um processo de destruição diferenças com o objetivos de garantir os benefícios das conquistas áqules em posição de poder nas assimetrias sociais .
Esse pensamento monocultural se apoiou no Iluminismo , em  uma justificativa universalista de que existe uma razão( a chamada racionalidade positivista moderna),como pobres, ricos , brasileiros,indígenas, norte- americanos, homens, mulheres, negros, brancos, gays, bissexuais, etc.
A  ótica multi/intercultural, por outro lado, baseia- se na compreensão de que somos seres do discursos e de que como tais somos constituidos pelos significados diversificados em que circulamos ( somos seres da diferença e não do  significado único).
Atravessamos as fronteiras culturais dentro de nós mesmos: somos a diferenças , não os outros,em vez de pensarmos em essências identitáris devemos ter em mente sociabilidades continuamente em construção, fragmentadas, contraditórias e heterogêneas, como efeito das práticas discursivo- culturais em que nos engajamos e dos embates de poder ai situados.
A vida social e nossos posicionamentos discursivos, que nos constituem de modo variado e mutável,deixam de ser destinos dos quais não podemos escapar e passam a ser compreendidos como processos que estão continuamente em construção,sendo feitos e refeitos,com idas, vindas,cortes, recortes e entrecortes.
Especificamente em rel~ção à sexualidade, nossas experiências cotidianas (para não menciornar o que dizem os psicanalistas, com base nas narrativas relatadas em seus consultórios- cf. FREIRE COSTA,1992) .
Aqui reporto o leitor à pesquisa de Tilio (2003), na qual é estudada a história de vida sexual de um homem que, na infância ,convivia com o pai  e seu trabalho insistente na construção da heterossexualidade do filho; na adolescência e no inicio  da vida adulta, envolvia-se continua-mente em práticas heterossexuais com várias mulheres;para mais tarde se apaixonar por um rapaz e se engajar em práticas homoeróticas.os sofisticados sobre sexo (eles fazem referências sobre o corpo dor/prazer,posições sexuais, motel,etc...)

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