sexta-feira, 5 de abril de 2013

RESUMO DA PLT SEXUALIDADE EM SALA DE AULA


      SEXUALIDADE EM SALA DE AULA/ DISCURSO, DESEJO E TEORIA QUEER

       NOME: ELAINE SEVERA DE SOUSA   RA 6452324524

       ESTE É UM ASSUNTO QUE MESMO SENDO DE TAMANHA  IMPORTÂNCIA AINDA É POUCO DEBATIDO NAS ESCOLAS.
      POIS INFELIZMENTE OS  PROFESSORES AINDA NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA INTRODUZIR O ASSUNTO DA SEXUALIDADE  COMO UM TEMA COMUM PARA TODOS, E ESTE ASSUNTO  AINDA É TRATADO COMO UM TABU.
     BELL HOOKS, NOS ALERTA  DE COMO FOMOS TREINADOS A IGNORAR  O CORPO  E SEUS PRAZERES NA EDUCAÇÃO. ESPECIFICAMENTE ELE NOS DIZ QUE O CORPO  NAS ESCOLAS FOI APAGADO  PARA QUE ASSIM PASSASSE DESPERCEBIDO, OU PARA QUE FOSSE IGNORADO.COMO SE O CORPO E A MENTE  FOSSE DESPRENDIDO UM DO OUTRO, E ISTO NÃO NOS  SURPREENDE POIS  OS LIVROS DIDÁTICOS  E PROPOSTAS CURRICULARES TRADICIONALMENTE  OPERAM COM A MESMA LÓGICA.OS LIVROS DIDÁTICOS NOS LEVA A CONCLUIR QUE  DEVEMOS PENSAR  EM ALUNOS COMO  SERES  SEM DESEJO. E O MESMO OCORRE  COM A POSIÇÃO DOS PROFESSORES QUE  AO  ENTRAREM EM SALA DE AULA  SE TORNAM  INVISÍVEIS E A SUA SEXUALIDADE PASSA A NÃO MAIS  SER DEMONSTRADA.
    A PEDAGOGA BELL HOOKS, CORAJOSAMENTE NOS RELATA O SEU INTERESSE ERÓTICO POR UM DETERMINADO ALUNO DA UNIVERSIDADE, A AUTORA SE REFERE  AINDA COMO FOI EDUCADA A FINGIR  QUE NÃO VIA OS CORPOS  DE SEUS PROFESSORES E ESSE PROCESSO  DE ESQUECER  OS CORPOS  NATURALIZA IDEAIS CORPÓRIOS DE RAÇA COMO BRANQUIDADE , DE GÊNERO COMO MASCULINIDADE E DE SEXUALIDADE COMO  HETEROSSEXUALIDADE.
      MAS OS PESQUISADORES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCOLAS BRASILEIRAS TEM  MOSTRADO O SOFRIMENTO QUE É ACARRETADA NA VIDA  DE TANTAS PESSOAS POR FALTA DE INFORMAÇÃO. EMBORA OS PROFESSORES ESTEJAM APENAS COMEÇANDO  A PERCEBER A RELEVÂNCIA DOS DISCURSOS  ESCOLARES  NA CONSTRUÇÃO  DE UMA VIDA SOCIAL.
      ESTE ASSUNTO JÁ ESTA GLOBALIZADO E NOS CHEGA PELA MÍDIA TRAZENDO AS DIFERENÇAS  E OS AVANÇOS DO MOVIMENTO SOCIAL.
       EXEMPLOS:  OS FEMINISTAS, OS ANTIRRACISTAS, OS GAYS, OS BISSEXUAIS E OS TRANSSEXUAIS.
        ESTES ASSUNTOS SÃO VISTO NA MÍDIA CONTINUAMENTE  DE MANEIRAS   DISTORCIDAS  OU EM MOTIVOS DE CHACOTAS, E SÃO INÚMEROS OS PROGRAMAS DE TV QUE MOSTRAM  A VIDA COTIDIANA DE FAMÍLIAS  COMPOSTAS  POR SERES DO MESMO SEXO E ASSIM COLOCANDO O ASSUNTO  EM MEIO  A UM DEBATE  SOBRE DIREITOS.ISTO  FAZ COM QUE O ASSUNTO  DE CERTA FORMA  PASSE A SER TRATADO PELOS  PROFESSORES   DE MANEIRA CONTINUA MAS COM MUITO CONSTRANGIMENTO. E ALGUNS SOCIÓLOGOS COMO POR EXEMPLO GIDDENS, BECK E LASH,  SE REFIRAM A  ESSE PROCESSO DE  DESTRADICIONALIZAÇÃO D A VIDA SOCIAL NOS QUAIS OS DISCURSOS QUE ERAM  COMPREENDIDOS COMO ASSUNTOS CONSTITUTIVOS DA VIDA PRIVADA PASSARÁ A SER  VISTO COMO UM AVANÇO  PARA A VIDA PUBLICA OU SEJA, DEIXARÁ DE SER  PRIVACIDADE E PASSARÁ A SER  UM ASSUNTO NORMAL .
        MAS ISTO  NÃO SIGNIFICA  QUE PASSAMOS A SER UM MUNDO  EVOLUÍDO, POIS AINDA HÁ REAÇÕES  RAIVOSAS E AGRESSIVAS DE GRUPOS  CONSERVADORES , POIS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO É NATURAL QUE HAJA  DISCURSOS  OU MOTIVAÇÕES DE DISCURSSÃO.
       OUTRO ASSUNTO QUE AINDA É MOTIVO DE DEBATE , SÃO OS DE MULHERES  QUE AINDA SE SUBMETEM A CAPRICHOS SEXUAIS DE HOMENS E ESTES ASSUNTOS AINDA EM SALA DE AULA É BASTANTE  CONFRONTADOS ,POIS  AINDA EXISTEM VISÕES  PRIVATIVAS E É PRECISO SER RESTAURADO.MESMO PORQUE HÁ ALUNOS AGINDO PROVOCATIVAMENTE JÁ QUE SABEM DE TAIS CONTEXTO  SÃO ADEQUADOS  PARA SER  DEBATIDOS . NO ENTANTO, AS POLÍTICAS PUBLICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO TEM UM CERTO  CUIDADO  PARA TRATAR DE SEXUALIDADE NA SALA DE AULA, POIS OS PARÂMETROS CURRICULARES VISAM ALGUMAS REGRAS E CONCEITOS. E HÁ TAMBÉM UMA PREOCUPAÇÃO PARA NÃO SE TORNAR INVASIVO EM SUAS EXPLICAÇÕES.
       A SEXUALIDADE E O  DESEJO  NO ENTANTO ESTÁ TENDO UM INVESTIMENTO NO SETOR PUBLICO E NÃO É RELEVANTE  TERMOS DE DEFENDER  OS DIREITOS  DAS MINORIAS QUE PRECISAM SER  REDIMENCIONADOS  POR MEIO DE TEORIZAÇÕES QUEER. ALEM DE QUESTIONAR  QUALQUER  SENTIDO  DE  NORMATIVIDADE PARA O  DESEJO SEXUAL SE LANÇA UM OLHAR  DE MAIS PERSPICAZ SOBRE A CONSTRUÇÃO DA SEXUALIDADE  ENVOLVENDO TAMBÉM  UMA VISÃO DE LOGICA MONOCULTURAL E DA LOGICA  MILTINTERCULTURAL, EM OUTRAS PALAVRAS  A LOGICA  MONOCULTURAL SE ASSOCIA COM A VIDA SOCIAL, DIZENDO QUE SOMOS TODOS IGUAIS  E QUE SOMOS GUIADOS POR SIGNIFICADOS  HOMOGÊNEOS E QUE SE PRODUZ  EM UMA UNICA INTERPRETAÇÃO E  ESTA LOGICA SE BASEIA EM UM PROCESSO  DE HOMOGENIZAÇÃO  SIMPLIFICADO DE  ESSÊNCIA DA MANEIRA DE COMO SOMOS FEITOS, SOMOS  ORIENTADOS POR UMA  MULTIPLICIDADES QUE GUIA NOSSAS PRATICAS  DE INFLUENCIAR E DE SER INFLUENCIADO .
      E É NESSE SENTIDO QUE GEER APONTA  OS SERES HUMANOS COMO SERES ANIMAIS.
      MAS AS CONQUISTAS DE OUTRAS TERRAS E DE OUTRAS PARTE DO MUNDO SE DÁ INICIO  A UM PROCESSO DE DESTRUIÇÃO DA DIFERENÇA COM O OBJETIVO  DE GARANTIR OS BENEFÍCIOS DAS CONQUISTAS EM ASSIMETRIA SOCIAL.

      EXISTEM TAMBÉM HOMENS EUROPEUS  COLONIZADORES E BRANCOS QUE INICIARAM  UM PROCESSO DE  COMPORTAMENTALIZAÇÃO DOS  SENTIDOS DESQUALIFICADO PARA A ALTERIDADE DE SEUS SIGNIFICADOS. É UM PROJETO QUE VISA A MODERNIDADE  CUJO OS QUESTIONAMENTOS  E OS DISCURSOS  NORMALIZADORES DOS GÊNEROS, DAS RAÇAS E DA SEXUALIDADE, POIS HÁ ESPAÇO PARA AMBOS.SÓ QUE INFELIZMENTE  COM A DIFICULDADE  DE SE PERCORRER ESTE  PROCESSO SOCIAL EM QUE VIVEMOS  A DISTANCIA  PARA ESSE ESPAÇO NO CONTEXTO ESCOLAR É CADA VEZ MAIOR, E SABEMOS QUE A ESCOLA É O MELHOR LUGAR  PARA POLITIZAR  A VIDA SOCIAL PARA QUE ASSIM  POSSAMOS SANAR COM JUSTIÇA E ÉTICA EDUCACIONAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário