sexta-feira, 15 de março de 2013

Multiculturalismo e Identidades Institucionais: novos e possíveis caminhos
No ensino e na pesquisa.

Como discutido anteriormente, a pesquisa sobre multiculturalismo tende a enfocar a.
Pluralidade cultural em termos da diversidade de identidades culturais, individuais ou.
Coletivas, advogando o direito à voz e à representação das mesmas nos diversos espaços.
Sociais, educacionais e culturais. Tais estudos têm colaborado para se pensar sobre o
Múltiplo, o plural e o diverso, bem como para se questionar a construção discursiva das.
Diferenças e dos preconceitos, de modo a se pensar em práticas e discursos.
Transformadores, valorizadores da pluralidade cultural. Entretanto, conforme argumentamos.
Do presente artigo, a incorporação da identidade institucional no campo do.
Multiculturalismo pode abrir novas perspectivas na compreensão das culturas e ambientes
Que contribuem na construção das próprias identidades individuais e coletivas, iluminando.
Novas áreas para a pesquisa no multiculturalismo.
Sugerimos que a relevância da compreensão desta dimensão é tripla: de um lado, tal.
Dimensão tem profundos impactos sobre a extensão em que o multiculturalismo penetra (ou
não) nos espaços educacionais e organizacionais, exercendo pressões sobre as identidades
individuais e coletivas nessas direções; em uma segunda perspectiva, ela é objeto de
atenção do multiculturalismo, na medida em que revela a cultura organizacional, seus
marcadores centrais e singulares, que a distinguem de outras; em uma terceira, o olhar
multicultural sobre a identidade institucional permite que o multiculturalismo avance em
seu escopo e possibilidade de pesquisa, na medida em que, para além dos temas que têm
sido seu principal objeto, passa a representar possibilidades de um outro olhar sobre temas
mais convencionais, como a avaliação, particularmente a avaliação institucional, bem como
com estudos que lidam com organizações multiculturais e os desafios envolvidos em sua
administração – campo abraçado pela logística.

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