SEXUALIDADE EM SALA DE AULA/ DISCURSO, DESEJO E TEORIA QUEER
NOME: ELAINE SEVERA DE SOUSA RA 6452324524
ESTE É UM ASSUNTO QUE MESMO SENDO DE TAMANHA IMPORTÂNCIA AINDA É POUCO DEBATIDO NAS ESCOLAS.
POIS INFELIZMENTE OS PROFESSORES AINDA NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA INTRODUZIR O ASSUNTO DA SEXUALIDADE COMO UM TEMA COMUM PARA TODOS, E ESTE ASSUNTO AINDA É TRATADO COMO UM TABU.
BELL HOOKS, NOS ALERTA DE COMO FOMOS TREINADOS A IGNORAR O CORPO E SEUS PRAZERES NA EDUCAÇÃO. ESPECIFICAMENTE ELE NOS DIZ QUE O CORPO NAS ESCOLAS FOI APAGADO PARA QUE ASSIM PASSASSE DESPERCEBIDO, OU PARA QUE FOSSE IGNORADO.COMO SE O CORPO E A MENTE FOSSE DESPRENDIDO UM DO OUTRO, E ISTO NÃO NOS SURPREENDE POIS OS LIVROS DIDÁTICOS E PROPOSTAS CURRICULARES TRADICIONALMENTE OPERAM COM A MESMA LÓGICA.OS LIVROS DIDÁTICOS NOS LEVA A CONCLUIR QUE DEVEMOS PENSAR EM ALUNOS COMO SERES SEM DESEJO. E O MESMO OCORRE COM A POSIÇÃO DOS PROFESSORES QUE AO ENTRAREM EM SALA DE AULA SE TORNAM INVISÍVEIS E A SUA SEXUALIDADE PASSA A NÃO MAIS SER DEMONSTRADA.
A PEDAGOGA BELL HOOKS, CORAJOSAMENTE NOS RELATA O SEU INTERESSE ERÓTICO POR UM DETERMINADO ALUNO DA UNIVERSIDADE, A AUTORA SE REFERE AINDA COMO FOI EDUCADA A FINGIR QUE NÃO VIA OS CORPOS DE SEUS PROFESSORES E ESSE PROCESSO DE ESQUECER OS CORPOS NATURALIZA IDEAIS CORPÓRIOS DE RAÇA COMO BRANQUIDADE , DE GÊNERO COMO MASCULINIDADE E DE SEXUALIDADE COMO HETEROSSEXUALIDADE.
MAS OS PESQUISADORES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCOLAS BRASILEIRAS TEM MOSTRADO O SOFRIMENTO QUE É ACARRETADA NA VIDA DE TANTAS PESSOAS POR FALTA DE INFORMAÇÃO. EMBORA OS PROFESSORES ESTEJAM APENAS COMEÇANDO A PERCEBER A RELEVÂNCIA DOS DISCURSOS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA SOCIAL.
ESTE ASSUNTO JÁ ESTA GLOBALIZADO E NOS CHEGA PELA MÍDIA TRAZENDO AS DIFERENÇAS E OS AVANÇOS DO MOVIMENTO SOCIAL.
EXEMPLOS: OS FEMINISTAS, OS ANTIRRACISTAS, OS GAYS, OS BISSEXUAIS E OS TRANSSEXUAIS.
ESTES ASSUNTOS SÃO VISTO NA MÍDIA CONTINUAMENTE DE MANEIRAS DISTORCIDAS OU EM MOTIVOS DE CHACOTAS, E SÃO INÚMEROS OS PROGRAMAS DE TV QUE MOSTRAM A VIDA COTIDIANA DE FAMÍLIAS COMPOSTAS POR SERES DO MESMO SEXO E ASSIM COLOCANDO O ASSUNTO EM MEIO A UM DEBATE SOBRE DIREITOS.ISTO FAZ COM QUE O ASSUNTO DE CERTA FORMA PASSE A SER TRATADO PELOS PROFESSORES DE MANEIRA CONTINUA MAS COM MUITO CONSTRANGIMENTO. E ALGUNS SOCIÓLOGOS COMO POR EXEMPLO GIDDENS, BECK E LASH, SE REFIRAM A ESSE PROCESSO DE DESTRADICIONALIZAÇÃO D A VIDA SOCIAL NOS QUAIS OS DISCURSOS QUE ERAM COMPREENDIDOS COMO ASSUNTOS CONSTITUTIVOS DA VIDA PRIVADA PASSARÁ A SER VISTO COMO UM AVANÇO PARA A VIDA PUBLICA OU SEJA, DEIXARÁ DE SER PRIVACIDADE E PASSARÁ A SER UM ASSUNTO NORMAL .
MAS ISTO NÃO SIGNIFICA QUE PASSAMOS A SER UM MUNDO EVOLUÍDO, POIS AINDA HÁ REAÇÕES RAIVOSAS E AGRESSIVAS DE GRUPOS CONSERVADORES , POIS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO É NATURAL QUE HAJA DISCURSOS OU MOTIVAÇÕES DE DISCURSSÃO.
OUTRO ASSUNTO QUE AINDA É MOTIVO DE DEBATE , SÃO OS DE MULHERES QUE AINDA SE SUBMETEM A CAPRICHOS SEXUAIS DE HOMENS E ESTES ASSUNTOS AINDA EM SALA DE AULA É BASTANTE CONFRONTADOS ,POIS AINDA EXISTEM VISÕES PRIVATIVAS E É PRECISO SER RESTAURADO.MESMO PORQUE HÁ ALUNOS AGINDO PROVOCATIVAMENTE JÁ QUE SABEM DE TAIS CONTEXTO SÃO ADEQUADOS PARA SER DEBATIDOS . NO ENTANTO, AS POLÍTICAS PUBLICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO TEM UM CERTO CUIDADO PARA TRATAR DE SEXUALIDADE NA SALA DE AULA, POIS OS PARÂMETROS CURRICULARES VISAM ALGUMAS REGRAS E CONCEITOS. E HÁ TAMBÉM UMA PREOCUPAÇÃO PARA NÃO SE TORNAR INVASIVO EM SUAS EXPLICAÇÕES.
A SEXUALIDADE E O DESEJO NO ENTANTO ESTÁ TENDO UM INVESTIMENTO NO SETOR PUBLICO E NÃO É RELEVANTE TERMOS DE DEFENDER OS DIREITOS DAS MINORIAS QUE PRECISAM SER REDIMENCIONADOS POR MEIO DE TEORIZAÇÕES QUEER. ALEM DE QUESTIONAR QUALQUER SENTIDO DE NORMATIVIDADE PARA O DESEJO SEXUAL SE LANÇA UM OLHAR DE MAIS PERSPICAZ SOBRE A CONSTRUÇÃO DA SEXUALIDADE ENVOLVENDO TAMBÉM UMA VISÃO DE LOGICA MONOCULTURAL E DA LOGICA MILTINTERCULTURAL, EM OUTRAS PALAVRAS A LOGICA MONOCULTURAL SE ASSOCIA COM A VIDA SOCIAL, DIZENDO QUE SOMOS TODOS IGUAIS E QUE SOMOS GUIADOS POR SIGNIFICADOS HOMOGÊNEOS E QUE SE PRODUZ EM UMA UNICA INTERPRETAÇÃO E ESTA LOGICA SE BASEIA EM UM PROCESSO DE HOMOGENIZAÇÃO SIMPLIFICADO DE ESSÊNCIA DA MANEIRA DE COMO SOMOS FEITOS, SOMOS ORIENTADOS POR UMA MULTIPLICIDADES QUE GUIA NOSSAS PRATICAS DE INFLUENCIAR E DE SER INFLUENCIADO .
E É NESSE SENTIDO QUE GEER APONTA OS SERES HUMANOS COMO SERES ANIMAIS.
MAS AS CONQUISTAS DE OUTRAS TERRAS E DE OUTRAS PARTE DO MUNDO SE DÁ INICIO A UM PROCESSO DE DESTRUIÇÃO DA DIFERENÇA COM O OBJETIVO DE GARANTIR OS BENEFÍCIOS DAS CONQUISTAS EM ASSIMETRIA SOCIAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário