A cultura indígena tem grandes influências nos costumes dosbrasileiros. Os índios chegaram nessas terras muito antes de Pedro Alvarez Cabral, que a história revela ser o descobridor do Brasil.
Com eles também vieram seus costumes, sua língua, seus ritos que perduram mesmo com o número pequeno de indígenas que encontramos no território.
Os índios vivem normalmente reclusos em ambientes onde eles possam ficar da maneira que julga certa, sem interferência do branco que aos poucos toma atitudes que podem exterminar a existência desses lugares.
Eles se sentem invadidos quando a imprensa tenta mostrá-las e algumas tribos não permitem que a câmeras entrem, tampouco recebem visitantes.
Os indígenas, suas crenças e comida
Normalmente, os índios costumam acreditar na força da natureza e tudo que nela há. Eles também cuidam das doenças com ervas e acreditam nos deuses que também são representados pela natureza.
A força da natureza
Tudo o que está na natureza possui sua força e significado próprio e o que se tira dela é aproveitado até o final pela cultura indígena. Eles também são gratos para as coisas naturais que lhe proporcionam uma melhora espiritualmente e fisicamente.
Danças e os ritos
A arte de pintar o corpo. (Foto: Divulgação)
Artistas de nascença
O povo indígena possui o costume de confeccionar todas as suas coisas, e mais uma vez aqui eles utilizam as ferramentas que a própria natureza fornece. Eles fabricam seus instrumentos musicais para tocarem no momento dos rituais e festas.
O costume de pintar o corpo já é bem conhecido por todos. As mulheres se enfeitam todos os dias e os homens também não ficam de fora. Os índios se pintam por vários motivos, dentre eles estão:
- Para serem confundidos na mata com a vegetação e enfrentar guerras
- Para a realização das comemorações
- Em homenagem a tupã, o Deus do sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário